Quando posso me considerar empregado?
Dicas

Quando posso me considerar empregado?

 Admin Por: Admin

Informativo para que possa saber quais são as principais características de um empregado.

Hoje é muito comum as pessoas se perguntarem se de fato é um empregado ou apenas é um prestador de serviços para uma empresa privada ou ente familiar.

 Para resolvermos isso, temos que observar o que afirma o artigo 3o CLT em que dar a definição de empregado e, com base na legislação, chegamos à conclusão que todo empregado deve ter as seguintes características:

- Tem que ser uma pessoa física, ou seja, pessoa jurídica não pode ser empregado, exemplo MEI;

- Que presta serviços de natureza não eventual, desta forma, alguém que é contratado como diarista não pode ser considerada empegada;

- Sob a dependência da empresa, a referida dependência, também chamada de subordinação, é considerada uma subordinação jurídica e não econômica, ou seja, alguém que tenha mais dinheiro que você, pode ser muito bem seu empregado.

- Mediante um pagamento, conclui-se que, não existe relação empregatícias se não houver a contraprestação dos serviços, ou seja, o pagamento. Então trabalhos voluntários também não estão na condição de empregados.

 Outro ponto que não podemos esquecer é que, para que a pessoa seja considerada realmente empregada, tem que está sob todas as condições supramencionadas. Faltando uma das características, não estará nesta condição.

 Além do que informa a CLT, a jurisprudência criou mais uma característica para o vínculo empregatícios que é a Pessoalidade.

 A pessoalidade, que é uma subdivisão da “Pessoa Física” comentada anteriormente, nada mais é do que dizer que a pessoa não pode se fazer substituir por outra nas suas funções laborais, ou seja, não pode enviar um amigo para me substituir caso, neste dia, não possa ir ao trabalho.

 

Espero ter contribuído e caso queira mais informações sobre o assunto entre em contato conosco nas nossas redes sociais. Instagram: @adv.wendellbezerril ou bemjuris.com.br.